Homenagens e desenvolvimento da ICP-Brasil em Florianópolis

A cidade de Florianópolis recebe, hoje, até as 18h, o nono Certforum – Etapa Florianópolis. Na sessão de abertura, além do discurso de autoridades, foi feita a premiação dos institutos e órgãos que contribuíram para o desenvolvimento da ICP-Brasil, que este ano completa 10 anos.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu o primeiro troféu entregue para marcar a data e identificar a importância dos trabalhos desenvolvidos por essa universidade ao longo dos anos. O diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização, Pedro Paulo Lemos Machado, fez a entrega, ressaltando que a parceria entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a UFSC já possibilitou a produção de mais de 50 teses de mestrado e doutorado, além de estar se consolidando como um importante centro de conhecimento voltado para a área de segurança da informação e certificação digital. Machado lembrou a inauguração da sala cofre, ocorrida na véspera, que foi mais um passo para se alcançar esse objetivo.

O segundo homenageado foi o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), representado pelo juiz João Alexandre Dobrovoski. Em seu discurso de agradecimento, Dobrovoski fez questão de ressaltar a importância dos servidores na implementação do processo eletrônico no Tribunal. Segundo o juiz, a facilidade e a agilidade decorrentes desse processo fizeram com que os servidores demandassem por mais informatização. No entanto, ele fez questão de afirmar que não se trata da implantação de qualquer processo, mas do melhor processo eletrônico possível, ou seja, aquele que conta com a certificação digital por suas características de segurança e interoperabilidade com outras plataformas.

Por último, foi feita uma homenagem ao professor supervisor do Laboratório de Segurança da Computação da UFSC, Ricardo Felipe Custódio, pelo empenho individual que o pesquisador teve para a desenvolvimento e a implantação de iniciativas voltadas para a certificação digital e para a ICP-Brasil como um todo. Nas suas palavras de agradecimento o professor destacou a participação das empresas no desenvolvimento de algumas soluções, mas deu grande ênfase e dedicou a homenagem recebida aos seus alunos que fizeram ou estão fazendo iniciação cientifica, mestrados, doutorados, e que incentivam o seu sonho de montar um centro de pesquisa e inovação tecnológica em certificação digital e segurança da informação

O diretor do ITI, Pedro Paulo Lemos, que conduziu as homenagens, encerrou o momento afirmando que Santa Catarina passa a ser cidade obrigatória para a realização do Certforum, porém, já ressaltou a importância de se agregar, paralelamente, ao fórum mais abrangente, um mais específico, focado em debates acadêmicos.

O evento continua ao longo de todo o dia, com mesas que aprofundarão as iniciativas do Tribunal e do UFSC, homenageados do dia, mas também serão apresentados o uso da certificação na medicina, e um debate sobre a implantação do Registro de Identidade Civil (RIC), que fornecerá um certificado digital para o cidadão brasileiro.



  • Transparência Pública
  • Untitled 1       
    Parceiros 
  • 27180 220098 logonew300ppiblue
  •  
  • Theadercripto
  •  
  • odfalliance