ITI recebe empresas para falar sobre massificação da certificação digital



07-Out-2011: Brasília - DF



Representantes das empresas Gemalto e Soluti, que atuam no ramo da tecnologia e segurança da informação, foram recebidos, na última quarta-feira (5), na sede o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), em Brasília/DF, pelo diretor-presidente do ITI, Renato Martini, e pelo diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Augusto Coelho.

Ao ITI coube apresentar o modelo tecnológico e administrativo da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e como a certificação digital tem alavancado inúmeras possibilidades em aplicações que refletem em serviços destinados às empresas e ao cidadão. Dentre os temas abordados, Renato Martini e Maurício Coelho falaram sobre o histórico e a evolução da ICP-Brasil, o Registro de Identidade Civil (RIC) e o Certificado de Atributos.

Renato Martini lembrou que faz parte das atribuições do ITI acolher as inciativas de todos os setores da sociedade e fomentar a massificação da certificação digital da ICP-Brasil. “Como o ITI é o representante do Governo no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Digital, ressalta-se a importância de munir tais entidades com informações que despertem o interesse não apenas pela oportunidade de negócio que vislumbram, mas pelos benefícios que essas mesmas empresas poderão promover em toda a sociedade brasileira na promoção de serviços e produtos ICP-Brasil”, destacou.

Na avaliação de Maurício Coelho, a visita institucional realizada pela Gemalto tinha como objetivo apresentar ao ITI o seu conselho administrativo. “E a primeira vez, na história da empresa, que a Gemalto reúne seu conselho administrativo fora da Europa. Isto demonstra a força que a economia brasileira representa hoje no mercado externo e em particular, no segmento de atuação do ITI, da certificação digital e identidades eletrônicas”. A Gemalto apresentou aos dirigentes do ITI seus planos de investimentos no país, que já conta com uma unidade industrial da empresa em Curitiba, que recebe ampliações para melhor atender a demanda local por cartões inteligentes - smart cards.

Já a Soluti veio apresentar seus planos de se tornar, em breve, uma Autoridade Certificadora (AC) de 1° nível. A empresa atua hoje como uma Autoridade de Registro (AR) e acumula bom desempenho e conhecimento da infraestrutura da ICP-Brasil.

“Tal iniciativa é muito bem recebida pelo ITI, pois, mais uma vez, demonstra a solidez do sistema ICP-Brasil e a confiança do mercado no incentivo à ampliação de investimentos. A nosso ver a entrada de novas ACs é salutar, pois, amplia ainda mais nossa cobertura e capacidade de atendimento, bem como, traz maior concorrência ao mercado, o que deverá proporcionar preços menores para os usuários de certificados digitais da ICP-Brasil”, concluiu Coelho.


  • Transparência Pública
  • Untitled 1       
    Parceiros 
  • 27180 220098 logonew300ppiblue
  •  
  • Theadercripto
  •  
  • odfalliance